O que é Cliente ideal e por que esta definição é tão importante?
Definir o cliente ideal é um dos grandes objetivos de qualquer marca, isso porque, você precisa conhecer o perfil do seu público para desenvolver as mais diversas estratégias de abordagem e venda. E é sobre isso que falaremos neste artigo.
O que é Cliente Ideal?
Antes de definir o cliente ideal é preciso entender exatamente o que essa expressão significa, pois embora o nome seja auto explicativo, existem algumas informações que precisam ser esclarecidas.
O Cliente Ideal ou como é chamado pelos especialistas da área de marketing e vendas, o ICP (Ideal Customer Profile), nos remete a idealização de um cliente dos sonhos, aquele com um perfil que é o melhor para o seu negócio.
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Nós gostamos de chamá-lo também de Cliente Hiperresponsivo. Isso porque, uma das suas principais características é que ele responde prontamente e de maneira fácil aos estímulos de compra do seu produto ou serviço.
Público-alvo X Cliente Ideal
É bem comum observarmos empresas e o mercado em geral confundindo as expressões público-alvo e cliente ideal, mas você vai entender, de uma vez por todas, qual é a grande diferença entre elas.
O Público-Alvo é uma definição das características e perfil dos potenciais clientes do seu negócio e o Cliente Ideal é um recorte (segmentação) do Público-Alvo que apresenta características e aspectos comportamentais, indicadores de maior compatibilidade com o seu produto ou serviço e que, certamente, te levará para um maior êxito das abordagens comerciais.
O Cliente Ideal traz mais do que dinheiro para o seu negócio, ele oferece crescimento, fluência e satisfação. É um agente de promoção do bem-estar empresarial, aquele que o time se sente bem no ato do atendimento, porque entende que este perfil está capacitado e sabe que a solução oferecida pela a empresa vai ser de grande valor para ele.
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Sem contar que o Cliente Ideal é geralmente um consumidor satisfeito e consequentemente, indica e recomenda você para toda a sua rede de comunicação e convivência! Então, podemos dizer que é aquele perfil onde cada real investido em marketing vale a pena, pois volta em dobro. Ele é mais lucrativo porque exige menos e traz mais!
Como definir o Cliente Ideal do meu negócio?
Se você já é uma empresa com tempo de vida e histórico de clientes e atendimentos, muito provavelmente neste momento já deve ter lembrado de nomes de alguns consumidores e, arrisco dizer, que foram os melhores negócios que você já fez. Se este foi o seu caso, sugiro que pare por alguns minutos e se pergunte o porquê dessa lembrança? Quais as características o relacionamento e a venda tinham?
A resposta, provavelmente, venha de maneira natural: os negócios fluíram sem estresse, você ganhou dinheiro justo e melhor, houve um certo prazer em todo esse processo. Mas porquê? Se houver uma lembrança e explicação tome nota destas características, pois elas serão úteis adiante.
Agora se você não tem histórico e está começando um negócio não se preocupe que iremos guiá-lo neste processo da mesma forma.
CLIENTE IDEAL e CENÁRIO IDEAL
O Cliente Ideal é o protagonista do que chamamos de Cenário Ideal de negócios, onde o resultado é a obtenção de uma certa vantagem competitiva. Então basicamente o que estamos buscando fazer é identificar as variáveis deste cenário que lhe colocarão numa situação de vantagem para a venda.
Como dissemos antes, o Cliente Ideal é uma extração refinada do seu público-alvo, sendo assim, o primeiro passo é identificar esse público. Caso ainda não tenha feito, recomendamos que essa etapa tenha a sua dedicação total neste momento, para que depois seja retomada a tarefa da descoberta do Cliente Ideal que deve seguir as indicações abaixo:
- Mapeie diferenciais dos seus produtos e serviços que possam ser mais facilmente percebidos e tenham maior valor para um público específico. São características reconhecidas pelo público-alvo e que quando você mostra que tem ou faz, observa um brilho diferente nos olhos do seu cliente. Se você não possui diferenciais é importante que trabalhe nisso!
- Mapeie aspectos do seu negócio, time e até mesmo as suas que podem aproximar e criar conexão com o cliente. São características que poderão ativar o emocional – seres humanos gostam de ser compreendidos e perceber semelhanças. Sentir que o fornecedor tem algum nível de conexão com o que eles vivem ou viveram, que sabem de suas necessidades e gostam das mesmas coisas pode ser uma vantagem em qualquer negócio.
- Mapeie as fraquezas do seu negócio, produto ou serviço que podem comprometer a relação com o cliente. Sabe aquele “feature” que o seu produto não tem, mas o cliente precisa? Sabe aquela dificuldade que você ou o seu time tem de lidar com uma situação específica? Basicamente é identificar o cenário que enfraquece a sua atuação.
- Mapeie as limitações do seu negócio, do seu time e até mesmo as suas que possam enfraquecer ou negativar a relação com o cliente. Sabe a dificuldade de lidar com alguns desafios ou aquele cenário onde sente que você ou o seu produto são insuficientes, mas que mesmo assim ainda gasta energia para tentar tornar uma realidade? Olhando para a sua história, se lembrará destes casos. Identifique o que faltou ou sobrou e anote como características que não podem estar presentes na definição de Cliente Ideal é Cenário Ideal de venda.
- Identifique clientes com propósito alinhado ao seu. A Teoria do Why, trazida pelo Simon Sinek com o Golden Circle, nos apresenta a ideia de que pessoas compram o “porquê” fazemos e não “o quê” ou “como” fazemos.
- Identifique características comportamentais ou culturais que possam levar a uma jornada de compra mais curta e objetiva. Normalmente são perfis de empresas ou pessoas com grau de consciência elevado sobre suas necessidades, possuem conhecimento da solução e estão num estágio mais avançado em suas jornadas de compra.
- Identifique características que possam indicar abundância, em outras palavras são aspectos que aumentam seu poder de compra, maior volume de consumo ou até mesmo recorrência.
Seguindo esses passos, definir o seu Cliente Ideal será um processo mais fluido e descomplicado. Compartilhe com a gente nos comentários suas impressões e resultados.
Por Brand Therapy