O quanto você conhece o seu cliente e o que você oferece ao mundo?
Todo produto ou serviço nasce de uma demanda ou do vislumbre de uma oportunidade de construir valor para um grupo de pessoas ou empresas. Mas por trás de toda decisão de compra, existe um ser humano em busca da satisfação de suas necessidades.
Até hoje, em todos os casos de marketing que tivemos acesso, foi possível identificar a ligação do produto ou serviço com pelo menos uma das camadas na pirâmide de Maslow (teoria conceito que coloca as necessidades humanas em uma determinada hierarquia).
Isso significa que o processo de decisão de compra num cenário de consumo individual ou no mundo dos negócios não é simplesmente uma questão matemática e exige um olhar voltado para o comportamento humano com foco na construção de uma boa estratégia de marketing.
Se você nunca pensou sobre a ligação do seu negócio com a sociedade, sob a ótica do desenvolvimento humano é muito provável que ainda não tenha conseguido realizar a mais forte conexão da sua marca com o seu target. Isso acontece, porque muito provavelmente, você não possui uma formatação bem definida da sua proposta de valor ou não consegue comunicá-la de maneira efetiva.
O primeiro passo para conhecer o seu cliente é entender qual o problema ou necessidade humana deu origem à solução que você oferece ao mercado.
BRAND THERAPY®
ENTENDA A TEORIA DE MASLOW
A Pirâmide de Maslow, também conhecida como hierarquia das necessidades de Maslow, é um conceito criado pelo psicólogo norte americano Abraham H. Maslow na década de 50, que tem como principal objetivo determinar o conjunto de condições necessárias para que um indivíduo alcance a satisfação, tanto no campo pessoal, como no profissional.
Esta teoria defende que nós seres humanos, vivemos em uma busca constante da satisfação de diversas e determinadas necessidades. Para Maslow, a visão de satisfazer tais necessidades é a força que motiva a vida das pessoas.
E de acordo com o psicólogo, existe uma hierarquia de “importância” de cada necessidade, representada por uma pirâmide. As necessidades básicas ficam na base desta pirâmide, seguidas pelas demais em, podemos dizer, ordem de importância e possibilidades.
PIRÂMIDE DE MASLOW
- REALIZAÇÃO: O grau mais elevado é a busca pelo sucesso e a realização de seu máximo potencial que pode ser medido pela prática da criatividade, solução de problemas, liberdade financeira, novas experimentações e o desenvolvimento de novas habilidades;
- ESTIMA: Auto-apreciação, autoconfiança, respeito, status, prestígio, autonomia, independência e sentimento de contribuição;
- SOCIAL: Sentimento de pertencimento e participação, senso de utilidade, aceitação por parte dos colegas, qualidade nos relacionamentos e estabilidade no relacionamento íntimo;
- SEGURANÇA: Relacionado à integridade do indivíduo, proteção contra o perigo ou ameaças, contra privações, ou que proporcione estabilidade e conforto emocional e condições mais seguras na vida;
- NECESSIDADES FISIOLÓGICAS: Viabilização das necessidades primárias e vitais, que estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo, tais como: abrigo, alimentação, sexo, sono e respiração.
PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES: PESSOAS X NEGÓCIOS
PIRÂMIDE DE MASLOW E O PROPÓSITO DA SUA MARCA
Para quem está no processo de construção da sua marca, assim como a definição do seu propósito, entender o funcionamento da pirâmide de Maslow é essencial, pois te ajudará a clarear seus pensamentos e entender quais necessidades humanas a sua marca supre e descobrir isso será um grande diferencial de comunicação para a sua marca..
Quando você entende que o propósito refere-se a razão de ser de algo, ou o motivo pelo qual “aquilo” está sendo feito ou realizado, tudo fica mais fácil de ser entendido e relacionado. A pirâmide de Maslow é um ponto de partida para responder a esta pergunta e estabelecer a conexão da sua marca com uma ou mais necessidades humanas.
E falando em propósito temos um artigo muito interessante sobre este tema e que poderá ajudá-lo no planejamento da sua marca.
O que é propósito e por que sua marca deve ter um?
Por Brand Therapy